sábado, 21 de abril de 2012

Cipó - 1. Alimentação e culinária


No ano de 1943, no mês de abril, o então presidente Getúlio Vargas oficializou no Brasil o dia 19 desse mesmo mês como o dia do índio. Esse povo que já habitava o território brasileiro antes mesmo de o Brasil se chamar Brasil e que cuidava do meio em que vivia, já que retirava somente o que lhe era necessário para sobrevivência. Ainda hoje essa relação entre o índio e o meio que em que vive não mudou muito, eles continuam a tomar banhos nas cachoeiras, fabricar seu próprio material de caça e pesca e alimentar-se de comidas extraídas da natureza.

Mulher preparando o alimento a ser cozinhado
Em relação à alimentação, os índios são bastante saudáveis. Há divisões de tarefa por sexo, geralmente os homens caçam e pescam e as mulheres preparam a comida. Sua culinária é composta, na maioria das tribos, de variados tipos de farinha, frutas e suco delas, peixes e animais caçados na mata. Como tudo é natural, a comida indígena não possui agrotóxicos, corantes, realçadores de sabor e afins. Além disso, muitas iguarias têm efeitos medicinais, como por exemplo, a folha de goiaba que serve para cortar a diarreia. Isso faz com que dificilmente o povo indígena tenha doenças comumente encontradas nas grandes cidades, como estresse, diabetes e obesidade.

Para quem ficou interessado na gastronomia saudável dos indígenas, segue uma receita, de nome Mujeca de Goma, criada por Marilda Celma F. Ferreira da Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira – ASSAI, em Manaus – AM:

Peixes e tapioca
Trate o peixe, corte em pedaços e coloque numa panela com água e sal. Ponha no fogo e acrescente algumas pimentas inteiras, só para dar gosto. Quando elas amolecerem, retire um pouco de caldo e algumas pimentas que devem ser amassadas numa vasilha à parte. Depois de amassar bem, recoloque tudo na panela para continuar a fervura. Quando o peixe estiver mole, retire da panela e amasse numa vasilha. Em seguida, devolva o peixe amassado para a panela, deixe ferver por mais alguns minutos. Depois, pegue um pouco de goma, dissolva em água e coloque na panela que está no fogo. Logo que a mistura engrossar, apague o fogo e sirva. Se não tiver goma, pode fazer com a mujeca de farinha.

*Imagens do arquivo da professora Raimunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário