sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cipó - Apresentação

Em 1500, quando os europeus enfim tomaram o Brasil, suas primeiras impressões a respeito dos índios foram as de um povo selvagem. Resolveram então "civilizá-los", empurrando para eles os hábitos, costumes e religião do europeu.

No entanto, um olhar mais apurado sobre a cultura indígena atual nos revela uma civilização altamente organizada, onde tudo e todos cumprem com funções e "obrigações" a fim de manter o andamento correto do seu sistema social.

As crenças, mitos, culinária, artesanato, dentre outros aspectos, são todos partes harmônicas de uma engrenagem, e permitem a eles manter uma vida em aldeia organizada, além de uma constante e respeitosa relação com o meio-ambiente -lição que nós "civilizados" devemos tomar como exemplo.

Sua relação de respeito não é apenas temor. Veneram, cultuam e vivem ao lado da natureza, respeitando períodos de procriação de animais, de reprodução... Sua agricultura é para seu sustento, sua caça é para alimentação; são livres das ideias consumistas desenfreadas da nossa sociedade.

O objetivo da Cipó é mostrar parte da exuberância e riqueza dessas culturas tão vastas e belas. Convidamos a todos a ler e interagir com a nossa sequência de postagens acerca da cultura indígena, onde exporemos desde ritos e crenças dos povos, a hábitos alimentares e peculiaridades da sua culinária. A Cipó tem a única finalidade de mostrar a cultura indígena, e é requisito para obtenção de nota na disciplina Cultura Brasileira do curso de Comunicação Social - Jornalismo, da UFRN, sem finalidades lucrativas, sob orientação da Professora Maria Iglê de Medeiros.
Agradecemos com muito carinho a Iglê, e também à professora historiadora Raimunda, que tanto nos ajudou e colaborou com a nossa pesquisa.

*Imagem de "WebCiência". Disponível em <http://webciencia.com/09_indios.htm> Último acesso em 20 abr 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário